25 de jan de 2015

[RESENHA] Prison Break.

Oi gente, tudo bem?
Eu vi que as meninas estão fazendo resenhas de livros, séries, etc. E eu nem sei se tem dia especifico para isso, mas eu não poderia não falar dessa série, me julguem, mas é a melhor série de TV que eu já assisti (minha opinião).
Pra quem nunca assistiu ou nunca ouviu falar, Prison Break é uma série de TV americana que foi transmitida pela Fox de 2005 a 2009, contando com 4 temporadas e um longa-metragem. 

A série gira em torno de Michael Scofield que se vê desesperado após seu irmão, Lincoln Burrows, que, acusado de matar o irmão da vice-presidente dos EUA, é condenado à cadeira elétrica. Mas Lincoln é inocente. Tudo não passa de uma armação envolvendo a própria vice-presidente e o pessoal do Governo de olho nos interesses de uma organização que dita os rumos da economia e da política do país. Esse grupo é chamado de "A Companhia", e é o principal vilão da trama. 

Com apenas 3 meses para a execução do irmão, Michael decide fazer tudo para libertá-lo. Para isso, ele elabora um plano de fuga quase impossível. Por ser engenheiro estrutural, ter trabalhado na mesma empresa que projetou o lugar e por ter acesso as plantas da prisão, ele tatua em todo o corpo seu plano para fugir da penitenciária Fox River e sumir do mapa, levando seu irmão, Lincoln Burrows, para a liberdade. Mas ele só tem três meses para fazer isso e, como nem tudo é um mar de rosas, Michael se depara com diversas dificuldades e vai tendo que encontrar maneiras diferentes de colocar seu plano em prática. 

Se eu fosse resumir a série em uma palavra, eu diria: tenso. A capacidade dos roteiristas de fazer suspense de episodio para episodio, é impressionante. Assistir Prison Break nos leva à muitas reflexões, como, por exemplo, as temáticas da justiça, amor, liberdade, família, perdão, fé e esperança. O bem e o mal dentro de cada um são explorados com bastante prioridade. O cara ruim que te prejudicou hoje, pode ser o cara que vai te ajudar amanhã e você irá precisar dele. Ou você pode ser o cara que ferra todo mundo e, um dia, virá a precisar do cara que você ferrou. A inversão de circunstancias é muito presente na série. 

Outra coisa também bem expressa, é a transformação que o poder pode infligir no caráter de um homem. Quando se tem poder em mãos, sua forma de tratar o outro muda. O mesmo acontece quando estamos debaixo de alguém: a humilhação transforma uma pessoa. 

Em Prison Break, Michael Scofield se vê diante de decisões difíceis, como ter que incluir na fuga outros prisioneiros que acabaram descobrindo o plano. Dentre eles, um assassino e pedófilo repugnante; um ex-soldado do exército americano que por escolhas erradas acabou sendo incriminado; um chefão da máfia; um cara bom, preso por uma decisão ruim de roubar; um moleque que já começou errado na vida e vai parar na prisão, etc. Uns completamente culpados e merecedores de punição, já outros soam mais como vítimas. E aí que entra a questão da justiça. Quem é justo e quem não é? Quem merece estar preso e quem não merece? Quem merece perdão? Quem merece uma segunda chance? O que fazer quando entidades da lei não são mais opções de justiça, mas são agentes de injustiça? A ideia de todo um Governo estar corrompido, daqueles que estão lá para proteger e guardar a lei em favor dos fracos e impotentes terem se vendido à ganância nos faz pensar: em quem podemos confiar quando a polícia está lá para te ferrar? Em quem podemos confiar quando o juiz está lá para te condenar em troca de alguns milhões a mais na conta? Em quem confiar quando tudo o que lhe resta é quem se importa e está do seu lado? Fiz essa pergunta várias vezes!


Os irmãos Scofield e Burrows provam a cada episódio que família é o bem mais precioso do mundo. Michael é um exemplo disso. Ele se desfaz de tudo que tem, de todo conforto, toda glória, todo sucesso e tudo que lhe é de direito para se meter no buraco onde aquele que ama, está. Para descer ao mesmo nível daquele com quem se importa. E tudo para quê? Para livrar quem ama da morte e dar liberdade!

E aí que vemos o quão valiosa é a liberdade e fugir não será um opção que durará: os fugitivos de Prison Break percebem isso. Fugir não é algo que pode durar. Ou você é livre ou mesmo não estando atrás de grades, ainda assim é um cara preso!

Sem sombra de dúvidas, essa é a melhor série que eu já assisti. Se você gosta de teorias da conspiração com certeza vai amar Prison Break. Eu recomendo!

Vou aproveitar o post e colocar minhas citações favoritas:

"Fox River não te ensinou nada, cara? Porque as mesmas regras se aplicam aqui fora. Não faz diferença se você é culpado ou inocente, e sim quem sobrevive." - Sucre.

"Eu não estou pedindo que me ame, já perdi essa chance há muito tempo... só estou pedindo que ame a si mesmo." - Lincoln

"Depois que a mamãe morreu, quando era só você e eu, eu me lembro de ter problemas pra dormir, eu nunca sabia onde você estava, mas quando eu acordava de manhã, havia aquele pássaro de papel, uma garça de origami colocada do lado da minha cama, e eu nunca sabia exatamente o que aquilo significava, mas eu percebi que era seu jeito de dar uma olhada em mim. De qualquer forma… eu pesquisei, a garça significa obrigação familiar, cuidar dos entes queridos. Talvez seja a minha vez de cuidar de você." - Michael para Lincoln


"- Fugir foi só o começo, agora fica um pouco mais interessante." - Michael
"- Uhum. Porque eu ser preso numa cadeira elétrica não foi interessante o suficiente." - Lincoln

"- É só calculo." - Michael
"- E se o cálculo estiver errado?." - Sucre
"- Aí você vai perfurar um dos canos de gás, haverá uma explosão e seremos queimados vivos." - Michael
"- Você... é bom em matemática?." - Sucre

"- Confia em mim." - Michael
"- Olha aqui Michael, "confie em mim" não significa nada dentro dessas paredes." - Sara

"Neste lugar porém, você encara seu medo, você abre aquela porta, e existem centenas de portas atrás dela, e os monstros que estão escondidos atrás dela, são todos reais." - Michael

"- Tem um segundo?" - Sara
"- Eu tenho 5 anos." - Michael

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Sara

"- Vai pro inferno, cara!." - cara que eu não lembro quem
"- Já estive lá, acredite! Agora tenho que ir para Las Vegas." - Sucre

Enfim, sei que isso aqui ficou bem longo, mas eu espero que vocês tenham curtido - pelo menos por uma resenha - a série. Quem se interessou e quiser ver a série dublada (em HD) clique aqui. Quem quiser ver a série legendada, clique aqui. Ou se você quiser baixar todos os episódios de cada temporada, você pode escolher: dublado (clique) ou legendado (clique).


É isso gente. Um beijo. E até a próxima! 

2 comentários:

  1. Minha mãe adora essa série , não assisto , mais ela diz que é muito boa .!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa série! Já assisti milhões de vezes, mas é a mesma emoção e tensão da primeira vez.Tem bastante suspense e drama tendo como pano de fundo uma conspiração governamental. Junte isso com ótimos personagens, produção e história, e você tem um grande sucesso da televisão. Concordo com você, Prison Break é uma ótima série e será lembrado por nós durante anos.

    "Às vezes, o único jeito de proteger as pessoas que você ama é ficando longe delas." - Sucre

    (adoro o sucre <33)

    - Sarah

    ResponderExcluir

Não vai sair sem comentar, né?! xD

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo